CONSTELAÇÕES FAMILIARES

Trata-se de uma técnica que permite ter acesso a informações inconscientes em um determina​do contexto, que podem ser utilizadas para identificação de estruturas presentes nas relações de um sistema (organização, grupo, família), servindo como uma ferramenta para analisar situações problemáticas, proporcionando recursos tanto para desenvolvimento (em nível individual e coletivo) como para harmonização de relacionamentos. 

A teoria dos sistemas baseia-se no princípio de que as partes componentes de um sistema podem ser melhor compreendidas no contexto das relações entre si e com outros sistemas, ao invés de isoladamente. Hoje em dia, essa teoria é amplamente aplicável às ciências relacionadas com sistemas, como engenharia, biologia, física, química, economia, ciências sociais, informática e psicologia.       

A posição central é o conceito de totalidade, onde ‘o todo é mais do que a soma de suas partes’ em um determinado sistema. Enquanto isso, a cibernética lida com o comportamento de sistemas dinâmicos onde seu comportamento é modificado a partir de determinadas ações de seus componentes, conhecido como feedback de sistemas.
Ao considerar esses princípios gerais, a constelação sistémica possibilita o desenvolvimento de novos entendimentos sobre as dinâmicas dos problemas, levando a novas percepções e aprendizados. 

As principais questões levadas à constelação familiar envolvem relacionamentos com o pai e/ou mãe. 
A aplicação é muito abrangente, mas a maior parte dos emaranhados estão ligados à relação que as pessoas têm com os pais, como a dificuldade de aceitar certos comportamentos deles que rechaçam, mas que não conseguem deixar de reproduzir. Conflitos com filhos adolescentes também são rotineiros nas constelações. 
Dificuldades no emprego e no meio profissional, um padrão circunstancial familiar recorrente, problemas financeiros e condutas repetitivas são questões tratáveis em constelação.

A constelação familiar é uma prática considerada terapêutica que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações. A nossa terapia com este método pode incluir outras técnicas!
A dinâmica pode ser feita em grupo ou individualmente. Durante a sessão são recriadas cenas que envolvam os sentimentos e sensações que o constelado sente sobre sua família.
Nas sessões em grupo, são os voluntário​s e participantes que vivem essas cenas. Já nas sessões individuais podem ser usados esculturas de bonecos ou quaisquer outros recursos disponíveis